14.7.09

Turista Solitário

Me encontro em Belo Horizonzte.

Férias. Vim visitar a Andressa.
Só que ela fica o dia todo no CIAAR e eu dou uma de turista solitário.

BH tem algumas coisas estranhas, ou fora do meu costume interiorano.
É uma cidade gigante, tem muita gente e tudo é longe.
Já fui a Porto Alegre e vaguei pelas ruas. Mas é muito diferente.

Aqui é tudo muito grande e velho.
Tudo bem que seja velho, mas que seja restaurado.
Vi algumas obras nesse sentido.

As praças são bonitas, amplas e com bancos. Poucas lixeiras.
Nelas há todos tipo de transeunte: turista, violeiro, babás e seus bebês, mendigo, marginal, policial e cachorro, muito cachorro.
Me impressiona a quantidade de cachorro em BH. Poucos de rua; mas MUITA gente passeando com seus cuscos.

O Parque Municipal tem tudo pra ser um 'baita' lugar pra passar o domingo tomando mate.
Mas tem muita gente querendo assaltar, pedindo dinheiro e pouca polícia.
E o parque merecia uma limpeza, uma pinturinha, até uma podada.
Mas é muito bonito.



Hoje andei, andei, andeeeeeei até encontraaaaaaaaaaar o Mineirão e a Lagoa da Pampulha.
Meu mapa é meio desproporcional. Deu meia hora de caminhada.
Mas é legal andar por uma cidade onde ninguém te conhece. Ficam olhando minha barba (ela tá bem grande). Só pode ser pela barba... não há outro motivo.

O Mineirão é como o Maracanã ou o Beira-Rio por fora... sem graça.


Não pude ir às arquibancadas ver por dentro.



Mas entrei num tipo de exposição da Conmebol com os campeões da Libertadores.
A taça oficial estava exposta, tinha painéis com todos os clubes campeões e altas multimídias.


Tirei umas fotos e fui ver a tal Lagoa da Pampulha.

De longe é tri de ver um negócio cheio de água no meio da cidade.
É bonito... todo rodeado de árvores, pessoas rodeando no cooper, velhinhas fofocando nos bancos, uns seres mal encarados rondando.


O problema é quando tu chega na beira e vê as garrafas plásticas, os sacos plásticos, os sacos de salgadinhos, tocos de cigarro, latas de Coca-Cola, latas de cerveja, os cocôs de cachorro etc tudo dentro ou na beira d'água.


Eu fiquei triste.
Tinha pessoas pobres pescando. De longe tive a esperança que eles estivessem limpando.
Mas eles pescavam mesmo.
Não sei que peixe mutante eles devem pescar e comer.
Isso me deixou triste.
Primeiro por ver um ponto turístico totalmente sujo e mal cuidado; segundo por ver pessoas tentando achar o que comer ali.


Enfim... amanhã vou lá denovo. Igreja, Museu, Zoológico e o que mais eu achar pelo caminho.

Mas é bom sair sozinho, interagir com pessoas, pedir informação, observar os costumes e a rotina de gente que mora num mundo beeeeeeeem diferente do meu.

Mas tem coisa boa.
Os bares.
Não fui em muitos.
Na verdade eu fui em um só até agora.
Chama Pop & Kid.
Tem música ao vivo das 13h até a meia noite.
Mesas na rua.
Nos intervalos, entre os tocadores e cantores, rola música daqui.

Clube da esquina, pra quem tá ligado.

Pensamos em ir em outro bar que tocava chorinho.
Não deu, tava lotado.
Chamava Tip Top.

Em Santa Maria tem um bar chamado Boemia.
Ele é decorado com fotos da Elis, do Vinícius, do Quintana.
Tematizado de boemia e seus boêmios clássicos.
E lá toca "chorameligaimplorameubeijodinovúúúúú blbalablabla".
Eles roubaram o nome de um bar temático em que se poderia fazer milagre na noite de Santa Maria.

E os bares aqui, com nomes feios e nada sugestivos, têm personalidade.

Afinal Tip Top é nome de bar com matiné para crianças dos 10 aos 14 anos tomarem guaraná e comer batatinha frita.

O clima aqui é legal. Parece praia.
Quente de dia, friozinho de noite.

Bermuda
e moleton.

Pessoas andando nas ruas a noite.

Essas são minhas impressões de Belo Horizonte.

Sábado vou a Ouro Preto e Mariana e depois dou meu parecer sobre as cidades.

Em breve posto mais fotos.

2 comentários:

  1. simplesmente a-do-rei a bh que tu vê. me senti caminhando pelas ruas, por causa de uma descrição tão boa de ler.
    e fiquei passada com essa história do bar chamado 'boemia' onde toca 'chorameligaimplorameubeijodinovúúúúú', hahahah mto bom. porém, triste. coisas de saint mary city.

    fotos queridinho, quero fotos. não conheço bh. te vira.
    saudade. manda bj pra andressa e namoraaaaa mto, daí qdo tu voltar tu fica choramingando menos, por causa da saudade.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as descrições.. e principalmente seu olhar apurado de turista, não vislumbrado.

    Mas não há melhor coisa do que conhecer, tateando um lugar, caminhando, vendo mapa, andando ao contrário do comum roteiros turísticos.

    Simm.... a barba... acham que Renato Russo resolveu ressucitar... huhuhu

    Abrass... aproveite

    ResponderExcluir