21.5.09

Balões gigantes para o aniversário de Santa Maria

Um balão, desses que podem ser tripulados por pessoas, tem 26 metros de altura; quase um prédio de sete andares. O primeiro balão foi lançado ao ar por em 8 de agosto de 1709 pelo português Bartholomeu Lourenço de Gusmão em exibição ao rei D. João V. O balão do patrício não voou tão alto como os que vemos hoje: apenas 4 metros acima do chão.

Santa Maria comemora em 2009 os seus 151 anos e quer balões maiores que os normais, os de festinhas de criança. Santa Maria quer balões gigantes sobrevoando a cidade. Os balões de passeio que temos hoje surgiram em Paris e o primeiro vôo tripulado (1783) teve nada mais, nada menos, que o Rei Luis XVI e a Rainha Maria Antonieta.

De 20 a 24 de maio haverá muita cor nos céus da cidade. Exatamente 24 balões de cinco países vão participar do 1º Festival Internacional de Balonismo de Santa Maria. Os balonistas vão disputar sete provas com 150 alvos que terão que ser atingidos pelos competidores. Balões brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos, equatorianos e finlandeses sobrevoarão todas as partes da cidade.

O Secretário Municipal de Esporte e Lazer Tubias Calil conta que viu um festival de balonismo em Torres – RS e ficou impressionado com a beleza do espetáculo e decidiu trazer, pela primeira vez, a Santa Maria um evento dessa modalidade esportiva.

Os balões começaram a competição a partir desta quinta-feira, às 7h da manhã na Base Aérea de Santa Maria.

*Foto: Flávia Alli
**Matéria escrita para a disciplina de Redação Jornalística II

Fonte: Diário de Santa Maria

Fonte histórica: www.balonismonoar.com.br

Um comentário:

  1. oi querido! q bacana o texto, apresenta bem, roteiriza bem, escreve bem, que mais tu sabe fazer hein?
    amooo

    ResponderExcluir