11.5.09


Santa Maria. Coração do Rio Grande. Localizada no centro geográfico do Rio Grande do Sul, Brasil. Cidade universitária; berço da primeira universidade federal no interior do país. Considerada Cidade Cultura e local que acolhe pessoas de todos os cantos do Brasil.

Dublin. Capital da Irlanda.
Uma das capitais que mais recebe brasileiros na Europa, mas que já não vê com bons olhos essa invasão de estrangeiros. Cidade multicultural devido à diversidade de imigrantes e estudantes que buscam bolsas de mestrado e doutorado.

Vivian Menezes, doutoranda, experimentou ser um desses imigrantes. Após terminar o mestrado em Nanotecnologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi fazerparte do seu Doutorado no Trinity College Dublin, em Dublin. Em 2008, deixou seu apartamento em Santa Maria e foi para uma "trip" de nove meses em busca de nanotubos e fluência na língua inglesa.

Estudar como funciona o mundo mais que microscópico e aplicá-lo endiversas áreas tecnológicas, farmacêuticas e boilógicas exigiam dedicação exclusiva de Vivian e para não ter que trabalhar ela recebeu bolsa de estudos da Science Foudation Ireland. A estudante não chegou amorar no centro da capital irlandesa, mas no subúrbio, numa casa que dividia com quatro pessoas, sempre de nacionalidades diferentes. "Morei com gente da Espanha, França, Suécia, Finlâdia e Polônia, não todos ao mesmo tempo, claro, mas convivi também com gente da Sérvia, Dinamarca, Portugal, Holanda, República Tcheca, Alemanha, Itália", diz.


Vivian conta que gastava bastante em alimentação, pois já que o único armário e a geladeira eram divididosentre os quatro moradores. Então comia em restaurantes, gastando em média

€ 20,00 por dia. Como ela dividia a casa, o gasto com moradia era muito pequeno. Por isso, investiu em atividades culturais e viagens eram os programas. "Sempre que eu tinha uma becha no calendário eu ia conhecer lugares diferentes e frenquentar pubs com os amigos".



Após passar quase um ano na Irlanda, Vivian voltou a Santa Maria para finalizar a pesquisa. Ela afirma que aqui ela gasta relativamente menos do que em Dublin, já que mora no centro da cidade e não gasta tanto com locomoção para a universidade, a comida é mais barata em relação à quantidade e variedade. O gasto maior na Irlanda é compensado pela melhor qualidade de vida que encontrou por lá. Um exemplo curioso é o preço alto cobrado pelas frutas; enquanto aqui ela compra um quilo de banana por R$ 3,00, lá ela pagava o mesmo por apenas uma.


Fotos: Arquivo pessoal de Vivian.

De cima para baixo:

1. Vivian e seus amigos no pátio de casa em Dublin - Irlanda.

2. Em frente à St. Patrick’s Cathedral

3. Vivian em seu apartamento em Santa Maria - RS



Matéria feita para a discilina de Jornalismo Online

Um comentário: